Ideias de Empreendimentos – Comece a Trabalhar Agora!

Dica 022 – Consultoria de Tecnologia Disruptiva

Talvez você já tenha lido um dos meus artigos que tratam sobre modelos de negócios disruptivos. Este termo define negócios que sempre foram realizados de uma determinada forma e hoje foram reinventados por alguns idealizadores, ou seja, evoluíram apresentando uma forma totalmente diferente de entregar o mesmo tipo de serviço. Posso utilizar aqui três exemplos que mais se destacam: UBER, NETFLIX e AirBnB. São três Startups que surgiram para entregar o mesmo tipo de serviço prestado por suas concorrentes, mas de forma totalmente disruptiva.

A UBER ameaçou os serviços de Táxi, propondo prestar o mesmo serviço de transporte pessoal através de seu aplicativo sem possuir nenhum veículo em sua frota, mas disponibilizando a ferramenta para os motoristas particulares com veículos próprios. A NETFLIX ameaçou as locadoras de Filmes propondo prestar o mesmo tipo de serviço de uma forma totalmente diferente e inovadora, utilizando-se da tecnologia para isso, entregando os filmes através da internet. A AirBnB ameaçou os proprietários de Hotéis propondo entregar o mesmo serviço através de seu aplicativo sem ao menos possuir nenhum apartamento para alugar, mas disponibilizando a plataforma para proprietários de imóveis ou cômodos desocupados.

De mesmo modo o YouTube e a NETFLIX também ameaçam a TV Tradicional, as Plataformas de Ensino à Distância ameaçam as Escolas de Ensino Presencial e já existe até mesmo uma universidade pública virtual (a UNIVESP), os Motoristas serão ameaçados pelos Veículos Autômatos em breve, as Escolas de Habilitação provavelmente deixarão de existir porque os veículos não precisarão de motoristas, os Mecânicos terão que se adaptar porque os veículos serão elétricos, podemos citar vários outros exemplos, mas deixarei para outros artigos.

O fato é que já podemos prever muitos desafios pela frente, mas também muitas oportunidades. Quais outros negócios estão ameaçados? A resposta é: Todos! Mas a boa notícia é que enquanto algumas empresas deixarão de existir, outras grandes oportunidades surgirão. E o desafio maior para todos nós será encontrar uma maneira de evoluir de modo sustentável, sem que pessoas sejam prejudicadas por isso, muito pelo contrário, trazendo oportunidades a todos.

Esta dica consiste em sair à busca de serralherias, oficinas mecânicas, lojas de móveis planejados, salões de cabeleireiros, lojas de materiais de construção, escolas de idiomas, dentre outras, e selecionar segundo seu critério, aquelas cujos empresários apresentem interesse por inovações. Isso você poderá facilmente identificar verificando os tipos de campanhas de marketing que a empresa utiliza, os investimentos que costuma fazer, suas promoções, as maneiras como lida com seus colaboradores e clientes, etc. Tais empreendedores são mais propensos a investir em inovação e serão eles os responsáveis pela nova onda de evolução que vem se aproximando.

Negócios tradicionais que não investirem em inovações estão fadados ao fracasso. Quantas empresas que lideraram o mercado pouco tempo atrás e hoje são verdadeiros fantasmas no tempo, nem mesmo seus nomes são lembrados. Enquanto outras se reinventaram ou surgiram do anonimato e hoje lideram o mercado sendo as mais respeitadas em suas áreas. Será necessário realizar um grande trabalho de levantamento, planejamento e estudo dessas empresas para transformá-las em Startups, ou seja, um modelo de negócio disruptivo e escalável, uma plataforma que funcione automaticamente.

Vou apresentar aqui uma pequena simulação: Imagine que você leu o artigo, procurou por mais informações a respeito, realizou seu planejamento e agora está firmando uma parceria ou contrato de consultoria com uma loja de Móveis Planejados. O principal problema relatado pelo empreendedor é a insatisfação com os resultados que vem obtendo. A fábrica apresenta grande ineficiência produtiva, os processos são desorganizados, o público alvo tem dificuldade em encontrar a empresa e o prejuízo vem acumulando todos os meses.

O empreendedor ainda te relata que investiram pesado em novos materiais, infraestrutura e promoções, mas os resultados continuam negativos. Ao fechar o contrato de consultoria ou parceria, você rapidamente identifica que os processos produtivos são manuais, demandam tempo demais para produzir, cada projeto requer muito esforço profissional, alguns clientes desistem devido à demora, o público alvo definido não encontra sua loja na internet e ainda existe um problema de atendimento devido ao proprietário ter decidido manter um quadro de funcionários mais enxuto para conseguir manter os gastos.

Neste cenário podemos ainda observar que o empresário não poupou recursos para tentar entregar o melhor serviço, produto e atendimento, porém, mesmo com todo este empenho, não consegue expandir suas atividades e ainda está gerando prejuízo.

Com o devido conhecimento você poderá propor várias mudanças em suas instalações que possibilitem realizar o trabalho de forma mais rápida e automática. Talvez tenha que contratar uma empresa de automação industrial para realizar um projeto de integração entre os maquinários. Os processos também deverão ser repensados e ajustados para dar direcionamento aos departamentos. Todo o atendimento deverá ser reorganizado para obter o maior nível de eficiência possível e migrar gradativamente para plataformas online. Ferramentas e Softwares deverão ser implementadas tanto nos processos produtivos quanto administrativos. Será necessário investir também na integração entre os sistemas e a automação industrial.

Um outro ajuste muito importante deverá ser feito no tamanho dos móveis, ou seja, um planejamento através de cálculos gerando medidas padrões que poderão ser montados em qualquer ambiente, sem que fiquem espaços sobrando, de forma modular. Novas técnicas de montagem deverão ser criadas para que qualquer pessoa possa instalar seus móveis.

Paralelamente a este trabalho deverá ser iniciado um projeto em Software, mais especificamente um aplicativo, onde o usuário poderá filmar o ambiente que deseja instalar os móveis e enviar para a plataforma. A partir deste momento o logaritmo fará os cálculos de tamanho e irá sugerir os móveis a serem colocados ali, possibilitando ainda que o próprio usuário monte da forma como bem entender.

À cada alteração no layout, o software deverá ir ajustando o preço final de acordo com as peças que serão utilizadas. Ao finalizar o layout de acordo com seu gosto, o cliente poderá efetuar o pagamento nas formas disponíveis.

Ao cair o pedido, as peças serão selecionadas manualmente ou automaticamente gerando assim novas ordens de produção para manter o estoque em dia.

No tempo determinado, o cliente receberá em casa as peças de seus móveis que serão instaladas por ele mesmo com ajuda do aplicativo ou por intermédio de um profissional qualificado.

Resumindo o processo, o cliente acessa o aplicativo e monta seu ambiente de acordo com seu gosto, aprova o pedido e efetua seu pagamento. As peças prontas são separadas no estoque e novas ordens de produção são geradas para manter o saldo disponível. O cliente recebe as peças em casa e consegue montá-las sozinho ou com a ajuda de alguém. Simples assim, parece utópico não é mesmo? Mas é a mais pura realidade! Não sei se já existe, mas caso ainda não tenham investido nisso é questão de pouco tempo.

O que estou sugerindo aqui é que você poderá se beneficiar deste mercado não necessariamente fazendo poucas parcerias de longo tempo, mas também consultorias que, através de melhorias contínuas dia após dia, poderão transformar pequenos negócios que hoje geram prejuízos em grandes Startups de Sucesso, simplesmente fazendo um planejamento e investindo nos recursos adequados no momento certo.

Quantas empresas que você conhece hoje que poderão se transformar em uma Startup amanhã com a aplicação da Tecnologia? Basta pesquisar e ir atrás. Isso fica por sua conta. Sucesso nessa nova empreitada!


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 2,25 out of 5)
Loading...

 

Caso tenham interesse em se aprofundar mais nesses assuntos, separei aqui alguns cursos que recomendo e, com toda certeza, farão com que um novo leque de oportunidades surja em seu caminho. Confira:

 

Curso: Protheus do Zero ao Ninja

Este curso eu recomendo para quem deseja entrar de vez nesse universo de programação em uma das linguagens mais requisitadas no mercado

nacional. Estou falando da linguagem ADVPL que é a base do ERP Protheus, um dos principais sistemas da TOTVS. Este curso com certeza fará

com que um novo leque de oportunidades surja em seu caminho. Boa Sorte e Sucesso!

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-protheus-do-zero-ao-ninja

 

Curso: Empreendedores do Futuro

Este curso é para quem deseja estar antenado em tudo o que há de mais novo no mercado quando se refere a modelos de negócios e tecnologia. É

um assunto obrigatório para todo e qualquer empreendedor, independente de sua área de atuação.

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-empreendedores-do-futuro

 

Curso: Criando Aplicativos do Zero e Fácil

Este é mais específico para quem deseja entrar no mercado de desenvolvimento de aplicativos. Mesmo que você tenha dificuldades com

programação acredito que terá muito sucesso com este curso. Já pensou em criar sua Startup do zero? Está bem mais perto do que você imagina!

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-criando-aplicativos-do-zero-e-

facil

 

Curso: Designer Gráfico

Deseja aprender uma nova profissão? Então este curso é recomendo para você! Esta é uma área muito abrangente e você poderá atuar em várias

frentes. É um curso indispensável para quem deseja trabalhar com qualquer categoria de marketing, seja online ou com produtos físicos.

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-designer-grafico

 

 

× WHATSAPP