Ideias de Empreendimentos – Comece a Trabalhar Agora!

Dica 021 – Consultoria de Tecnologia de Frente Tradicional

Esta dica de negócio é semelhante à apresentada no artigo anterior em relação ao modelo de negócio em si, mas a frente de trabalho difere radicalmente, porém, complementando-a. Existem basicamente duas frentes de atuação em Tecnologia, a Frente Inovadora e a Frente Tradicional. Conforme comentei no outro artigo, profissionais que trabalham na Frente Inovadora procuram buscar melhorias, recursos disruptivos, experimentos e testes, sem se preocuparem com a estabilidade e segurança do que foi implementado, afinal de contas sua função está focada na evolução tecnológica. Já os profissionais que trabalham na Frente Tradicional têm como principal preocupação a garantia da estabilidade da infraestrutura, bem como sua robustez e sua segurança. Também fica à cargo destes profissionais o atendimento cotidiano de Suporte Técnico. Então, em resumo, podemos dizer que a Frente Inovadora é responsável por realizar as melhorias em ambientes controlados enquanto a Frente Tradicional tem a responsabilidade de realizar a supervisão das implementações e garantir o mínimo de transtornos possíveis.

O que estou propondo neste artigo é a prestação de serviços de Consultoria de Tecnologia de Frente Tradicional que consiste basicamente em realizar um trabalho de planejamento de infraestrutura das empresas que serão atendidas e realizar sua implementação quando aprovada. O objetivo é levantar todos os pontos como: recursos disponíveis, riscos, performance, melhorias, processos, backups, etc. Reunindo todas estas informações, será necessário agora realizar um planejamento de implementação. Neste planejamento serão apresentados os investimentos a serem realizados para garantir a disponibilidade dos serviços, a segurança dos sistemas, a integridade dos dados e a escalabilidade dos recursos.

A diferença principal entre as áreas de atuação é que a frente inovadora só terá liberdade para trabalhar quando a frente tradicional já realizou os investimentos necessários e atua sempre apoiando no cotidiano. De que adiantaria tentar inovar quando sua infraestrutura está com várias falhas e instabilidades?

Este tipo de consultoria funciona muito bem, pois, dados que levantei recentemente revelam que existem muitas empresas que trabalham com contratos sob demanda no que se refere a tecnologia, ou seja, um técnico de suporte realiza visitas periódicas no local com a finalidade de resolver problemas específicos em computadores ou na rede. O problema é que tais técnicos trabalham apenas com este tipo de suporte e não possuem experiência em sistemas, segurança, redes corporativas, processos, etc. Dessa forma os problemas estão sendo resolvidos, mas o processo de evolução vai ficando para trás. Além disso, eles somente serão requisitados quando incidentes ocorrerem ou durante a visita programada. Mas quando profissionais de tecnologia estão diretamente envolvidos com o negócio, idealizamos justamente o contrário, planejar e implementar uma infraestrutura suficientemente confiável que apresente o mínimo de problemas possível. Uma equipe de tecnologia, para ser bem-sucedida em sua área, precisa planejar e implementar uma infraestrutura que raramente dê problemas, trabalhe de forma predominante nas melhorias e decisões estratégicas da empresa e os incidentes e chamados de suporte técnico sejam solucionados pontualmente com a maior eficiência possível sempre embasada no plano estratégico que foi desenvolvido para tal finalidade.

Somente após tais investimentos serem realizados, a empresa ficará livre para prosseguir com a evolução dia após dia. Existem empresas ainda que nem contam com suporte técnico especializado, apenas vão se arrastando resolvendo problemas pontuais ou convivendo com eles. Torna-se impossível uma empresa evoluir tecnologicamente falando atuando dessa forma. Esse nicho de mercado é muito grande, mas será necessário encontrar as empresas que se enquadram neste perfil. Geralmente são empresas que começaram pequenas, já estão médias e ainda não se deram conta, estão acostumadas a trabalhar dessa forma. São facilmente identificáveis, basta analisar o mercado.

Agora é com você! Monte o seu planejamento estratégico constando as empresas que pretende atender e os recursos que serão propostos. O que você irá propor? Novos Servidores? Virtualização? Serviços em Nuvem? Rede de Fibras Ópticas? Um novo Sistema ERP? Cabeamento Estruturado? Rede de Domínio? Sistemas de Segurança? Mecanismos de Backup? Políticas de Segurança? Lembrando que tal frente de trabalho deverá buscar a disponibilidade e confiabilidade da infraestrutura. As melhorias ficarão a cargo da frente inovadora.


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

 

Caso tenham interesse em se aprofundar mais nesses assuntos, separei aqui alguns cursos que recomendo e, com toda certeza, farão com que um novo leque de oportunidades surja em seu caminho. Confira:

 

Curso: Protheus do Zero ao Ninja

Este curso eu recomendo para quem deseja entrar de vez nesse universo de programação em uma das linguagens mais requisitadas no mercado

nacional. Estou falando da linguagem ADVPL que é a base do ERP Protheus, um dos principais sistemas da TOTVS. Este curso com certeza fará

com que um novo leque de oportunidades surja em seu caminho. Boa Sorte e Sucesso!

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-protheus-do-zero-ao-ninja

 

Curso: Empreendedores do Futuro

Este curso é para quem deseja estar antenado em tudo o que há de mais novo no mercado quando se refere a modelos de negócios e tecnologia. É

um assunto obrigatório para todo e qualquer empreendedor, independente de sua área de atuação.

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-empreendedores-do-futuro

 

Curso: Criando Aplicativos do Zero e Fácil

Este é mais específico para quem deseja entrar no mercado de desenvolvimento de aplicativos. Mesmo que você tenha dificuldades com

programação acredito que terá muito sucesso com este curso. Já pensou em criar sua Startup do zero? Está bem mais perto do que você imagina!

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-criando-aplicativos-do-zero-e-

facil

 

Curso: Designer Gráfico

Deseja aprender uma nova profissão? Então este curso é recomendo para você! Esta é uma área muito abrangente e você poderá atuar em várias

frentes. É um curso indispensável para quem deseja trabalhar com qualquer categoria de marketing, seja online ou com produtos físicos.

Link para Acesso ao Curso:

https://irxweb.com.br/curso-designer-grafico

 

 

× WHATSAPP